O Tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século 19, onde se tornou muito popular.
Há várias lendas sobre a sua origem e o seu renascimento no mundo dos mortos.
Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com eles era possível formar várias formas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras, de diversas formas.
Segundo algumas, o nome Tangram vem da palavra inglesa “tangam”, de significado “misturas” ou “desconhecidos”.
Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês “bundumocu”, onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de “300 placas”.
Esse quebra-cabeças, também conhecido como jogo das 1000 peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também é fundamental para o estudo da matemática e da ciênci
O Tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Trabalho realizado na disciplina de matemática funcional, pelo aluno Diogo Tomé (10.º PMA1)
Ano letivo 2017/2018